Da recepção ao consultório: Crie uma experiência completamente positiva

Marlos Vander

Médicos, dentistas, fisioterapeutas ou nutricionistas além de desempenharem com excelência suas carreiras também precisam ser empreendedores e pensar em todos os aspectos que envolvem suas atividades, desde o atendimento técnico até o acolhimento dos pacientes.

Quem deseja se destacar da concorrência precisa estar bem estruturado e contar com serviços de apoio à gestão, contabilidade, marketing médico e até assistência jurídica para que a clínica funcione de maneira eficaz.

Atenção para se destacar

Em um cenário em que a oferta de clínicas e profissionais cresce com frequência (só em Santa Catarina a oferta de médicos é grande, são cerca de 12.500 médicos registrados no Conselho Federal de Medicina a cada mil habitantes), os profissionais e clínicas precisam investir na aplicação de ferramentas a fim de se diferenciar, conquistar e fidelizar pacientes e a capacitação da equipe de atendimento está diretamente relacionada a isso.

Atendimento é o mais importante

Um profissional da saúde pode atender seus pacientes com ações de prevenção, no diagnóstico de doenças, realização de procedimentos cirúrgicos e diversas outras formas, contudo, antes de qualquer consulta ou procedimento ser realizado esse paciente precisa ser previamente atendido por uma equipe, e esse primeiro contato já irá determinar parte do sucesso e do acolhimento da clínica ou consultório.

Ter uma equipe de recepção treinada é um dos passos para que toda a experiência do pacientes seja avaliada de maneira positiva. O bem mais valioso para qualquer instituição são os relacionamentos que ela desenvolve, no caso dos serviços de saúde essa relação é primordial com os pacientes.

Se você pensar no caminho entre a escolha de um profissional e o momento da consulta, são realizadas etapas como a marcação da consulta, a ida ao consultório e a forma como o paciente é atendido, isso tudo determina se ele irá recomendar você ou não.

Invista na capacitação

Particularmente na área da saúde, em que o relacionamento humano é a base de todos os serviços prestados, o atendimento torna-se ainda mais importante, ao ser atendido pelo telefone e também pessoalmente o paciente deseja ser ouvido, espera cordialidade e interesse por parte da secretária, por isso, oferecer excelência nessas áreas irá conquistar seu paciente.

Por mais boa vontade e interesse que o profissional da saúde tenha, muitas vezes ele não domina técnicas de atendimento, de encantamento e de atitudes corretas na relação secretária-paciente, sendo assim, a capacitação deve ser realizada com profissionais que dominam o conhecimento e a didática desta prática.

Ofereça o melhor encantando seu paciente

Se você deseja oferecer o melhor para seu paciente, desde o primeiro contato, o workshop “O Estilo Disney de Atendimento – Como encantar os pacientes”, da Universidade do Saber, é uma ferramenta que irá otimizar o atendimento da sua clínica. Em um treinamento dinâmico e completo suas secretárias irão aprender a recepcionar, ter atitudes positivas, criar um ambiente agradável, lidar com diferentes tipos de paciente e também técnicas de pós-atendimento, tudo para entregar uma experiência completa de satisfação, o que fará seu paciente voltar e, ainda melhor, recomendar seu consultório.

Consulte a agenda  do próximo evento, confira a programação completa e invista em sua equipe de secretárias. Não deixe passar a oportunidade de se destacar da concorrência.

Fundador da Universidade do Saber. Administrador de Empresas. Pós-graduado em Counseling. Já participaram de suas palestras e workshops mais de 20.000 pessoas.