Crédito e Cobrança – Como Vender com Segurança e Receber com Eficiência

A história é comum no dia-a-dia do varejo: o lojista visando atrair clientes para seu estabelecimento utiliza-se de várias estratégias de marketing, sendo o preço e o prazo os grandes atrativos.

As chamadas são realmente atrativas e irresistíveis: “Leve hoje e só comece a pagar daqui a 60 dias”, “Crédito facilitado”. Ainda mais diante de seres humanos carentes, com inúmeras necessidades, desejos, sonhos não atendidos.

Neste workshop são apresentados alguns procedimentos práticos e técnicas de análise de crédito e cobrança, bem como as melhores abordagens para saber lidar com o cliente, tornando o processo de concessão de crédito e cobrança mais eficaz e eficiente. O enfoque  é estratégico, técnico e comportamental.

Objetivo:

Capacitar os colaboradores envolvidos na análise de crédito, cobrança e negociação de dívidas a usarem suas habilidades de percepção, comunicação e negociação, visando reduzir os níveis de inadimplência para a empresa.

• Cenários do mercado de crédito e cobrança.
  • Aumentando a autoestima e motivação dos colaboradores.
  • Requisitos necessários para conceder crédito.
  • Como vender para todos tipos de clientes.
  • Situações Conflitantes: Negativados, terceiros, excesso de limite.
  • Habilidade de comunicação (falar, escutar, perguntar e responder).
  • Eliminando o “NÃO” na negociação com clientes.
  • Controle Emocional.
  • Cobrar é vender a própria divida ao cliente.
  • Scripts de cobrança adequados as faixas de atraso.

Público Alvo: Gerentes, Supervisores e Coordenadores de Crédito e Cobrança, Analistas de Crédito, Operadores de Cobrança.

Facilitador: Marlos Vander de Oliveira

Fundador e Diretor da Universidade do Saber. Administrador de Empresas. MBA em Gerência Financeira e Controladoria. Professor convidado do Pecege Esalq/USP e Trecsson Business/FGV. Pós-graduado em Counseling – IATES. Coordenou a implantação e centralização do crédito e cobrança da rede de lojas Gazin, onde obteve resultados expressivos na redução da inadimplência, fato este que tornou-se um case de sucesso pela Serasa/Experian. Consultor convidado da série de reportagens SOS Dívidas, produzido e veiculado pela RPC (Rede Paranaense de Televisão – Rede Globo). Tem como diferenciais: Linguagem simples, alegre, dinâmica, fácil compreensão e conteúdos de imediata aplicabilidade. Utiliza a experiência e valores adquiridos como executivo em grandes empresas e nas quadras de basquete

Tiago Girardi - Diretor Financeiro / Lojas Volpato

As Lojas Volpato Ltda, no ano de 2010, buscou a parceria da Universidade do Saber, com objetivo de melhorar e manualizar a sua política de crédito além de procurar resgatar em seus colaboradores a consciência para o crédito. Foram diversas reuniões entre a Direção da empresa, encarregadas de crediário, vendedores e regionais. Durante todo tempo estivemos juntos neste processo o qual concluímos com a confiança e a certeza de que foi bem feito o que permitiu  um grande salto de qualidade e eficiência nos processos.