Artigos

DEDICAÇÃO: AÇÃO DE CORAÇÃO

Sandra Angeli

Há muita gente que espera que o sonho se realize como uma mágica. Prendem-se a ilusões, não conseguem uma dedicação efetiva.

Dedicação é afeto profundo. É a capacidade de se entregar de corpo e alma para aquilo que faz até o momento conclusivo.  Por isso é fundamental conhecer a si mesmo, saber do que se é capaz; não desperdiçando energia tentando realizar algo para o qual não se tem a habilidade necessária. Em diversos momentos, será preciso abrir mão de uma coisa para que se possa conseguir outra. Afinal, não se pode ter tudo.

Certamente existem muitas empresas no mesmo ramo que o seu. O que promove a grande diferença e faz com que algumas se sobressaiam é o grau de entrega dos seus mentores na conquista de seu público alvo, na superação de expectativas e, consequentemente, no aumento do juízo de valor atribuído ao seu produto, seu serviço, sua marca.

Se quiser o reconhecimento profissional e pessoal, prepare-se para mexer na sua rotina. Conhecimento sem ação não promove resultados. A busca de conhecimentos é de suma importância mas, é preciso que sejam incorporados e que gerem assim novas atitudes.

Invista tempo em você, busque a convivência com pessoas que promovam o seu crescimento, que o incentivem a ser melhor enquanto pessoa. Valorize as lições que seus erros ensinam.  Seja honesto consigo mesmo e reconheça os seus limites. Defina metas que te estimulem a agir, que sejam desafiadoras, que possam ser alcançadas e caminhe firmemente em direção a elas.

Arregace as mangas: é assim que você vai conquistar os seus sonhos.  A automotivação para seguir em frente, mesmo diante das adversidades, é que vai definir se você vai conseguir atingir os seus objetivos ou não. Este é o ponto crucial e que acaba tirando o foco daqueles que não têm muita certeza do que querem. Mantenha-se auto motivado. Somente aqueles que estão dispostos a fazer alguns sacrifícios é que conseguem seguir em frente.

Parafraseando Walt Disney: “O melhor jeito de começar a fazer algo é parar de falar e trabalhar… Faça isso tão bem feito que, quando as pessoas virem o que você fez, elas vão querer voltar para ver de novo e vão trazer outras pessoas só para mostrar aquilo que você faz” …  

O sucesso pessoal ou profissional é consequência do empenho, da entrega. Afinal, dedicação é dedicar-se à ação com paixão.

Psicóloga, especialista em Administração de Recursos Humanos, pós-graduada em Psicopedagogia. Consultora na área de Recursos humanos. Ministra treinamentos na área comportamental. Realiza pesquisas de satisfação de clientes e clima organizacional.